Translate

segunda-feira, 23 de abril de 2018

COMO EVITAR O ESTRESSE

  
Estresse

Trabalho, filhos, contas e trânsito. Esses são alguns dos fatores que podem levar uma pessoa a sofrer de uma síndrome que já é considerada como o grande mal do século. De acordo com um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge cerca de 90% da população mundial. O cenário, ainda segundo a pesquisa, está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças, como câncer, depressão, diabetes e hipertensão irei escrever algumas dicas importantes para voce se livrar desse mal.




O que é estresse?

O estresse é uma resposta do organismo (física ou mental) a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas.


O organismo passa por diversos tipos de alterações durante nosso dia a dia; isso acontece sempre que o cérebro entende alguma atividade como ameaçadora ou que cause pressão, denominada Síndrome Geral de Adaptação ao Estresse. Essas alterações no organismos podem ser muito positivas, como por exemplo: se alguém está passando por períodos de pressão no trabalho, o cérebro percebe e responde com alterações que ajudarão o indivíduo a concluir suas atividades com eficiência. Porém, se a pressão persistir por um longo tempo, as alterações benéficas passam a ser prejudiciais, manifestando-se no organismo de formas patológicas e com sintomas como dores de cabeça e dores de estômago.
Sintomas do estresse

O estresse, apesar de não ser o causador de problemas graves, desencadeia alguns destes problemas, pois quando a redução do sistema imunológico do organismo afeta um indivíduo mais vulnerável, sintomas podem surgir, como:


Sensação de desgaste constante;
Alteração de sono (dormir muito ou pouco);
Tensão muscular;
Formigamento;
Mudança de apetite;
Alterações de humor;
Falta de interesse pelas coisas;
Problemas de concentração, atenção e memória;
Julgamento fraco;
Pensamentos acelerados;
Preocupações excessivas e constantes;
Dores;
Constipação ou diarreia;
Náuseas e tonturas;
Dor no peito;
Perda de libido;
Procrastinação;
Consumir álcool, cigarros ou drogas para relaxar;
Hábitos nervosos, como roer as unhas.


Quais os tratamento ?


1 Dormir bem;

2 Cuidar da saúde;

3 Alimentar-se de forma saudável;

4 Fazer atividades físicas;

5 Permitir-se ter momentos de prazer e relaxamento;

6 Evitar estimulantes e substâncias tóxicas.  

2 comentários: