Translate

terça-feira, 1 de maio de 2018

SALVE SUA VIDA DICAS PARA NÃO LEVAR DESCARGA ELÉTRICA ?


Choque elétrico  




O corpo humano pode funcionar como um condutor elétrico. 
Quando o choque elétrico passa pelo corpo, pode causar desde um pequeno desconforto até uma fibrilação cardíaca, podendo levar à morte. Essas possibilidades variam de acordo com a intensidade de volts da corrente elétrica. 
Os efeitos dessa descarga dependem da intensidade do choque e da velocidade do atendimento.


Qual é o procedimento correto para os primeiros socorros de uma vítima de choque elétrico?

O primeiro passo para o salvamento da pessoa eletrocutada é cortar a corrente elétrica. Seja desligando a fonte de eletricidade (tirando o aparelho da tomada, desligando o interruptor, etc.) ou afastando a pessoa do objeto. Nunca entre em contato direto com a vítima, a empurre com alguma coisa esteja seca e que não seja condutora de eletricidade, madeira ou borracha são os mais aconselháveis, nunca use alguma coisa de metal.

Espere alguns segundos para começar o atendimento de primeiros socorros, enquanto aguarda acione um atendimento especializado. Cheque se a pessoa está respirando e com batimentos cardíacos funcionando. Se a respiração ou o pulso não estiverem funcionando corretamente, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e/ou respiração artificial, a pessoa deve dominar essas técnicas para aplica-las. Quanto mais rápido for o atendimento, maior as chances da pessoa ser reanimada, se o socorro começar em um minuto, a vitima tem 95% de chance de reanimação, já se o atendimento demorar cinco minutos, a vítima tem apenas 25% de chance. Se a vítima estiver inconsciente, mas respirando e com pulsação, deve-se colocá-la em PLS (Posição Lateral de Segurança) e aguardar o atendimento.
 O Inem (Instituto Nacional de Emergência Médica, de Portugal) disponibiliza o procedimento no youtube.

Você não deve tocar na pessoa com as mãos nuas enquanto ela está em contato com a corrente elétrica. Não remova a pele, nem tente passar gelo ou colocar bandagens em caso de queimadura. Para evitar esses tipos de acidente faça revisões periódicas no sistema elétrico de sua casa, não utilize instalações elétricas clandestinas e previna acidentes com crianças: fios fora do alcance e protetor nas tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário